Câmbio Automático
História
O câmbio automático (Brasil) ou mudanças automáticas (Portugal) é um sistema empregado em automóveis e motocicletas para troca de marchas realizada pelo sistema de transmissão do automóvel.
Ele detecta a relação entre a velocidade (km/h) e a rotação do motor (rpm) para decidir pela troca automática da marcha. Desta forma o sistema se propõe a manter a rotação do motor quase constante, a troca das marchas torna-se quase imperceptível ao motorista.
O câmbio automático foi inventado por dois engenheiros brasileiros, José Braz Araripe e Fernando Lemos. A GM produziu o primeiro carro “hidramático” em 1938, depois de desenvolver o câmbio com o protótipo e o projeto vendidos por eles em 1932.
Nos Estados Unidos desde a década de 50 quase todos os veículos utilizam-se deste sistema, que se opõe ao sistema de câmbio mecânico ou câmbio manual.
Funcionamento
Ao contrário do sistema de câmbio manual, no qual trabalha-se com engrenagens de tamanhos diferentes e engatadas individualmente, no câmbio automático o sistema possui engrenagens planetárias.
Elas possuem tamanhos diferentes, mas todas estão sempre engatadas entre si. A relação da força é dada de acordo com a ordem que essas engrenagens estão conectadas.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens: facilidade, conforto, segurança, maior durabilidade do motor e de todos os componentes da transmissão (caixa, eixos, diferencial, etc).
Desvantagens: maior consumo e custo em relação ao câmbio mecânico.
Configuração
Normalmente o câmbio automático apresenta as seguintes opções:
P - Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração.
R - Reverse: marcha à ré.
N - Neutral: ponto morto. Posição que pode ser usada ao dar a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração.
D - Drive: para movimentar o veículo para frente, usado na maior parte do tempo de direção.
4 - 3 - 2 - 1: Posições que permitem o bloqueio das marchas 4, 3, 2 e 1. O bloqueio é usado em situações extremas quando o veículo troca várias vezes de uma marcha para outra. Por exemplo, em um aclive acentuado, ao se colocar na posição 2, impede-se o veículo de automaticamente trocar para a posição 3. Dessa forma bloqueia-se uma posição de marcha específica e não ocorre a troca automática entre elas. O mesmo procedimento é usado no freio motor.